O LIMITE DA CRÍTICA


Garotinho na convenção de Rosinha no Automóvel Clube no dia 24 abardou aspectos importantes sobre o comportamento de setores da mídia local. Focou o seu racíocinio na condução editorial do jornal a Folha da Manhã. PARA MUITOS A FOLHA EM CAMPOS É UMA DITADURA E PORQUE? Porque brigar com a Folha representa para as pessoas entrar no frezeer da mesma. Fica proibido o nome, a foto e qualquer comentário que possa promover a pessoas não indicadas pela linha editorial da Folha da Manhã. Isso já ta ficando velho! Na política a Folha assume partido, governo, mas não senta na cadeira. No caso do governo Mocaiber 'assumiu' o governo até o dia que quis, indicou secretários e deu as cartas. Quando veio a Telhado de Vidro a Folha fez de conta que nunca tinha visto Mocaiber. Mas de quem foi a indicação dos secretários para o governo Mocaiber, ou seja, a conferir: Sérgio Mendes, Paulo Albernaz, Murilo Dieguez dentre outros. Hoje ninguém assume isso. Não se discute aqui os erros ou acertos do governo Mocaiber, mas a Folha sempre foi aliada de Mocaiber, até o dia em que a conveniência fez com que começasse a transformá-lo em um candidato inelegível.

Com Arnaldo, começou a dizer que era elegível o então candidato a prefeito em 2008. Depois declarado inelegível e com os votos não computados a Folha deu um jeito de fazer que não era com ela e 'esqueceu' Vianna por um longo tempo. Em seguida trás a Folha o professor de matemática Paulo vizela, que se intitulou especialista em direito eleitoral. Na oportunidade vizela visivelmente atraído pelos holofotes e pelo canto da sereia da Folha da Manhã, começou a dizer que a atual prefeita estaria inelegível ou no mínimo colocava dúvidas. Para quem não sabe isso é propaganda eleitoral negativa extemporânea. O regime democrático não pode conviver com imprensa marrom e o que o jornal vem fazendo é criar factóides, candidatos inexistentes, tudo isso com o intuito de atingir a família do ex-governador Anthony Garotinho. Garotinho tem defeitos? É claro que sim! Todos nós temos. Mas foi ascenção de Garotinho na política que fez muita gente desconhecida de Campos ser conhecida no Rio e a Folha é uma delas.

A Folha da Manhã sobrevive de influência, ou até mesmo, economicamente dos inimigos de Garotinho, que ostentam interesses fora da cidade, ou seja, atrapalhar a administração de Rosinha é importante para os inimigos da família garotinho. Parece que a Folha da Manhã fica feliz e sobrevive de toda a dificuldade que possa vir a aparecer no cenário local, ou melhor... Quanto pior melhor. As vezes é por isso que as coisas na cidade na dão certo. Um jornal que faz propaganda contra a própria cidade de onde tira seu sustento não deveria ter anunciantes e aí não se trata de bandeira, porque quando Mocaiber foi Prefeito vários feitos de Mocaiber foram elogiados. Porque o mesmo não é feito hoje com Rosinha?

Rosinha no momento representa o sonho de todos nós na cidade e mais ainda, tem o direito a reeleição. Utilizar o veículo de comunicação para atingir objetivos meramente pessoais, pode fazer com que no futuro nós venhamos a perder o próprio jornal pela falta de anunciantes. É verdade que a imprensa tem o dever de fiscalizar os poderes, mas me aponta o dia que a Folha deu uma linha contra Cabral. Das duas uma, ou Cabral é que tá bancando a Folha ou ele realmente é um santo.

Essa nota não tem, por hora o objetivo de atingir a Folha da Manhã, seus donos, sócios e funcionários, mas é uma forma de expressão fora da mídia ditatorial e que ela sirva de reflexão para os próximos dias. Ninguém tá querendo que a Folha fique bajulando a Prefeita, mas não é digno que o jornal não traga agenda positiva do município. Não cabe a esse blog mostrar essa agenda, porque até crianca de peito sabe disso. Tentar ganhar o poder a qualquer custo não nos parece razoável.

Eleição é para político e não para amador e aquele que entra no processo político está sujeito as críticas, até mesmo os que fazem CRÍTICAS DITATORIAS PLANTONISTAS. O direito a informção e a liberdade de imprensa devem ser usados em favor da Democracia e não é proibindo foto e colocando pessoas na geladeira que um jornal pode se notabilizar, ou seja, a Folha da Manhã impõem ditadura em Campos pela dor que pode causar aos filhos dessa terra. Se um dia vier o controle sobre os meios de comunicação que a Folha não venha a reclamar, PORQUE NÃO HÁ BEM QUE SEMPRE DURE, NEM MAL QUE NUNCA ACABE!

*Escrito por Fabrício Freitas (Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Parábens pela coragem jovem

    ResponderExcluir
  2. Esse matéria tinha que ser impressa e colocada em um quadro, ela é histórica. Foi a primeira vez que vi alguém falar a verdade sobre este jornal sem medo e sem censura.

    ResponderExcluir