A GUERRA DO PEIXE NA FOLHA


Uma das principais notícias dos últimos dias vem sendo a discussão a respeito de ações judiciais relacionados a atos injuriosos e caluniosos praticados principalmente no período eleitoral, pré e pós, de 2014. Nos últimos dias, a Folha da Manhã tem assumido a defesa do jornalista Ricardo André Vasconcelos, proprietário do blog (Eu penso que…). Andre é fiel escudeiro do ex- Prefeito Sérgio Mendes, inimigo mortal do casal Garotinho. 

A linha editorial da Folha da Manhã, achou um verdadeiro absurdo o fato de Ricardo André estar na mira de inúmeros processos pela prática de excessos, como blogueiro e jornalista. Mas a Folha não pensou assim quando em 2009 processou o blogueiro Roberto Moraes por ter colocado em seu blog a afirmação de que o jornal Folha da Manhã estaria servindo para embrulhar peixe. Porque segundo Roberto Moraes o jornal não tinha credibilidade e que o filho do dono, Aluizio filho, escrevia baboseiras. Por isso Moraes foi processado e condenado a indenizar a Folha e a Aluizio a título de danos morais,  em R$10.00,00 (dez mil reais), que corrigido, com 10% de honorários, chegou a quase 40 mil reais. 

Segundo o andamento do processo número: 0021367-24.2009.8.190014 (Acesse o links clicando no número dos processos) o patrono do jornal já teria requerido o levantamento do valor que foi depositado pelo blogueiro Roberto Moraes. Pelo que consta nesse processo a iniciativa da Folha da Manhã foi calar a voz de um arauto da liberdade. Consta ainda que Moraes está sendo processado pela Folha em mais dois processos, que tramitam pela  Vara Cível de Campos, de números: 0001768-02.2009.8.19.00140037287-38.2009.8.19.0014. O último encontra-se para sentença desde 18/03/2015 e o outro tinha a audiência designada para 10/04/2015, mas não há lançamento no processo. 

É provável que Ricardo André possa interferir nessa caso em favor de Roberto Moraes, bem como a Associação de Imprensa Campista. Na verdade o blogueiro Roberto Moraes está sendo massacrado pela Folha da Manhã, simplesmente porque não concordou com a linha editorial do jornal. É provável ainda que se tivesse elogiado, pudesse ter tido um “triunfo”. 

Sobre os processos da Folha contra o Professor Roberto Moraes, esse blog promete voltar ao assunto, mesmo que o peixe esteja no freezer, para conveniência e oportunidade da Folha. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário