O Município de Campos-RJ pode demitir concursados?


Conversando com alguns advogados e até servidores públicos do município de Campos dos Goytacazes, cheguei à conclusão de que o município NÃO pode demitir servidores públicos com estabilidade. 

O Secretário de Administração Fábio Ribeiro afirmou em entrevista AQUI que isso não passa de "invenção da oposição".


Porém, com a queda livre do orçamento da cidade, é preciso saber ser a folha de pagamento está dentro do limite da arrecadação do município.


A outra questão que, em princípio parece  polêmica,  é a questão de discussão de servidores com estabilidade no serviço público. As nossas fontes entendem que não pode haver discussão, mas como o cargo pode ser extinto? A manifesta denúncia do município recomenda isso, sendo certo que a conveniência e a oportunidade do ato é do administrador.


Em São Paulo o município de Americana e  outros já fizeram  as demissões com amparo na Lei de Responsabilidade Fiscal.


Em Campos a questão parece ser simples, bastando que os  servidores estáveis no serviço público sejam instados  para  encaminhar à administração  o relatório de  suas atividades pelo menos nos últimos  6 meses.


Com os relatórios a administração pode conhecer se aquele  cargo é imprescindível ou não à administração.


Caso a produtividade fique comprometida, a administração, com ato fundamentado,  pode  extinguir o cargo e, por conseguinte,  o contribuinte vai deixar de suportar com aquele  encargo um servidor que  não produziu ou não tem o que  fazer na administração.


É provável que você conheça alguém. A aprovação no concurso público é critério para ser admitido.


Todavia  esse cargo, uma vez  extinto, não pode ser  ocupado  por outro servidor.


A estabilidade no serviço público não é um  passaporte para a ineficiência. No Brasil ninguém é intocável. Se não tem dinheiro para pagar é preciso dar prioridade a quem  efetivamente exerce o seu labor. Não  há espaço para a contemplação de quem recebe sem trabalhar apenas e unicamente porque é concursado. Só se  gasta quando tem.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário