A POLÊMICA DO CHEQUE CIDADÃO, VALE ALIMENTAÇÃO E BOLSA FAMÍLIA


Desde que foi instituído como complementação de renda, o cheque cidadãorecebeu vários batismos em Campos. Quando o município era governado por Arnaldo Viana o benefício recebeu o nome de vale alimentação. A Lady do vale alimentação na época era a assistente social Jane Nunes.

No ano de 2004, Jane Nunes, então secretária de promoção social, protagonizou um dos maiores escândalos com a fraude e derramamento do vale alimentação no período eleitoral. Quem acusou Jane foi o ministério público em uma ação de improbidade que ainda não teve sentença do Juiz de Campos. 

Jane hoje anda falando de todo mundo que recebeu o cheque cidadão no governo Rosinha como se tivesse morado esse tempo todo no exterior

Outra personagem polêmica pela promoção social foi a dentista e agora também advogada Ana Regina Fernandes, que teve os seus bens bloqueados na operação telhado de vidro. Regina na época conseguiu eleger o seu filho, Rogério Matoso, como vereador em Campos. Dizem que a influênciafoi do vale alimentação. Verdade ou mentira, depois da passagem da sua mãe pela promoção social o rapaz não se elegeu a mais nada. Ele teve a coragem de dizer quando eleito vereador que Mocaiber não ajudou ele em nada em sua eleição. Além de tudo a ingratidão.

Agora no governo Rosinha, mais uma vez vem a polêmica do cheque cidadão. Diferentemente dos outros governos, a pedido da oposição o benefício foi suspenso antes da eleição por ordem do Juiz da 99° Zona Eleitoral.

Mas não lhes parecia suficiente. A polícia federal e o ministério público, imbuídos de decisões judiciais, encarceraram através da prisão preventiva várias pessoas que tiveram contato com o cheque cidadão.

O troféu era maior quando se tratava de vereador eleito. eleição era sempre concedida pelos jornais Folha da Manhã e Terceira Via, com divulgação de grampos telefônicos e outros escrachos a todos que tivessem contato com o programa social, como a prática do crime de racismo contra a vereadora Linda Mara, quando chegava acidade por um comboio da policia federal, fato que virou troféu pelo jornal Terceira Via. 

Depois vem a prisão garotinho. E qual a acusação? A destinação do cheque cidadão de forma indevida. Quando Jane era secretária de Arnaldo Viana a Folha recebia verba publicitária superior às organizações globo. Todo mundo resolveu anistiar Jane Nunes, salvo um promotor que entrou com uma ação de improbidade. 

Na época de Jane, a conduta era a do vale alimentação. Mas o que mudou? No caso de Ana Regina, ouviam-se alguns comentários de vereadores concorrentes ou papo de mesas da Pelinca.

Mocaiber também pagava para a Folha da Manhã um fortuna por mês. Aí fica a pergunta: qual a diferença do vale alimentação, cheque cidadão e bolsa família? O último é do governo federal e a fiscalização se deve à própria polícia federal, além de outroórgãos governamentais. Não conheço qualquer denúncia, pelo menos na policia federal, do bolsa família.

Na verdade o administrador tem como programa e ação de governo a política de inclusão social. O cheque cidadão é um deles. E passa a ser alvo de uma política de preconceito e de ódio que desproporcional àrazão. 

Mas aí fica uma pergunta: a família só  recebe 200 reais por mês? Realmente esse é o teto do cheque cidadão em Campos, muito pouco para tanta maldade que foi feita com o povo que precisa. Com certeza esses e outros temas vão marcar o debate da próxima eleição de suplente em Campos. Parece que o filme passa de novo. Campista também pensava assim.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário